Praia Grande13 3473.4284    Mongaguá13 3507.7944 São Paulo 11 2276.8588 / 11 2594.9444

Especialista dá dicas de como economizar água em condomínios

31/03/2017

Em época de racionamento de água, onde ela se torna cada vez mais rara e cara, medidas que visam à economia e uso consciente estão cada vez mais em voga. Mudar rotinas e hábitos nem sempre são tarefas fáceis, mas são essenciais principalmente para quem mora em condomínio e precisa pensar no coletivo, para que ninguém saia prejudicado.

Para o especialista em administração condominial, Aldo Junior, o Drº Condomínio, medidas simples são eficazes e podem render uma boa economia aos condomínios e moradores. “Uma das principais mudanças é a do pensamento, os moradores precisam fazer uso consciente da água e isso se dá na mudança de atitude. Pequenas medidas como varrer o chão antes de lavar, cobrir a piscina, fazer lavagem do carro a seco, entre outros, geram uma redução drástica no consumo e consequentemente uma boa redução na conta de água” relata o especialista.

O profissional listou algumas dicas que poder ser muito úteis para o atual momento da cidade, são elas:

– Esteja atento aos vazamentos. Com inspeções periódicas para checar se há vazamento de água, a conta poder diminuir até 20%.

– Troque a mangueira pelo balde. Tanto para lavagem de escadas quanto para regar as plantas do jardim, o ideal é utilizar uma quantidade planejada de água, medidas assim pode chegar a economizar 96 litros.

– Cubra a piscina. A cobertura reduz a evaporação, o que gera uma boa economia ao fim do mês.

– Troque as caixas dos sanitários. Os modelos de caixa acoplada reduzem o volume de 24 para 6 litros de descarga.

– Individualize a água. A instalação de hidrômetros individuais ajuda o morador a pagar menos e tira um problema do condomínio, já que cada um será responsável pelo seu próprio consumo.

– Crie um sistema de coleta de água da chuva. Reservar a água da chuva para limpeza das áreas comuns e jardins, podem gerar até 30% de economia na conta do condomínio.

– Faça campanhas contra o desperdício. A conscientização é o melhor caminho para a redução no consumo, se cada um fizer a sua parte o êxito é certo.

Fonte: Jornal de Brasilia  http://www.jornaldebrasilia.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Técnicas para uma boa assembleia

Saiba mais...

O que fazer quando o condomínio barra animais de estimação

Saiba mais...

O fenômeno dos condomínios horizontais

Saiba mais...