Praia Grande13 3473.4284    Mongaguá13 3507.7944 São Paulo 11 2276.8588 / 11 2594.9444

Especialista dá dicas de como economizar água em condomínios

31/03/2017

Em época de racionamento de água, onde ela se torna cada vez mais rara e cara, medidas que visam à economia e uso consciente estão cada vez mais em voga. Mudar rotinas e hábitos nem sempre são tarefas fáceis, mas são essenciais principalmente para quem mora em condomínio e precisa pensar no coletivo, para que ninguém saia prejudicado.

Para o especialista em administração condominial, Aldo Junior, o Drº Condomínio, medidas simples são eficazes e podem render uma boa economia aos condomínios e moradores. “Uma das principais mudanças é a do pensamento, os moradores precisam fazer uso consciente da água e isso se dá na mudança de atitude. Pequenas medidas como varrer o chão antes de lavar, cobrir a piscina, fazer lavagem do carro a seco, entre outros, geram uma redução drástica no consumo e consequentemente uma boa redução na conta de água” relata o especialista.

O profissional listou algumas dicas que poder ser muito úteis para o atual momento da cidade, são elas:

– Esteja atento aos vazamentos. Com inspeções periódicas para checar se há vazamento de água, a conta poder diminuir até 20%.

– Troque a mangueira pelo balde. Tanto para lavagem de escadas quanto para regar as plantas do jardim, o ideal é utilizar uma quantidade planejada de água, medidas assim pode chegar a economizar 96 litros.

– Cubra a piscina. A cobertura reduz a evaporação, o que gera uma boa economia ao fim do mês.

– Troque as caixas dos sanitários. Os modelos de caixa acoplada reduzem o volume de 24 para 6 litros de descarga.

– Individualize a água. A instalação de hidrômetros individuais ajuda o morador a pagar menos e tira um problema do condomínio, já que cada um será responsável pelo seu próprio consumo.

– Crie um sistema de coleta de água da chuva. Reservar a água da chuva para limpeza das áreas comuns e jardins, podem gerar até 30% de economia na conta do condomínio.

– Faça campanhas contra o desperdício. A conscientização é o melhor caminho para a redução no consumo, se cada um fizer a sua parte o êxito é certo.

Fonte: Jornal de Brasilia  http://www.jornaldebrasilia.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Condomínio indenizará vigilante vítima de assalto simulado pelo chefe

Saiba mais...

Chuva expõe problemas do prédio que poderiam ser evitados.

Saiba mais...

Multas de condomínio podem custar até cinco vezes o valor da taxa mensal

Saiba mais...