Confira as dicas de práticas sustentáveis em termos de água, energia, resíduos e áreas comuns para tornar seu condomínio sustentável
Não é mais novidade que o aquecimento global está acontecendo e está deixando marcas. Também não é novidade que estamos a biodiversidade do planeta está diminuindo, que a água é um recurso finito e está cada vez mais escasso ou que as matrizes energéticas poluentes emitem quantidades gigantescas de poluentes.
Um estilo de vida sustentável pode ajudar a frear as consequências das nossas ações, apesar de, por si só, não ser suficiente (há a necessidade de políticas públicas e alterações de pensamento em governos e empresas). Esse estilo de vida está presente no que chamamos de cidades verdes, onde há o investimento na melhoria da qualidade de vida da população e na busca pela eficiência dos serviços de maneira sustentável. São locais onde as pessoas querem viver e trabalhar, agora e no futuro, aderindo a esse estilo de vida. Saiba mais a respeito na matéria “Entenda o que são cidades verdes e quais as principais estratégias de transformação do ambiente urbano“.
Pense na sua cidade… Ela é uma cidade verde? Provavelmente não. Hoje ainda é muito difícil para países considerados “em desenvolvimento” terem uma cidade considerada sustentável. Mas é possível tomarmos algumas iniciativas para mudar primeiramente o local onde moramos. Em condomínios residenciais as ações coletivas são mais fáceis de serem implementadas. Com diálogos e debates entre todos os moradores é possível criar regras que todos deverão seguir. São comunidades mais fáceis de influenciar, ao contrário de uma cidade inteira.
Abaixo são apresentadas propostas de melhorias para tornar seu condomínio verde. Existem ações simples e baratas e ações mais complexas e mais caras. A viabilidade das propostas varia de acordo com cada caso, veja a que melhor se encaixa no seu condomínio (e clique nos link associados às palavras para acessar matérias mais completas sobre cada um dos temas):
Economizar água é quase uma obrigação nos dias de hoje, existem diversas forma de fazer isso:
No Brasil, como grande parte da nossa eletricidade vem de geração hidráulica, energia e água caminham juntas. Portanto, preservar um é preservar o outro. Algumas medidas são:
A geração de resíduos é inevitável, mas podemos melhorar esse problema com a gestão adequada dos resíduos, com medidas como:
As áreas comuns externas do condomínio podem servir para diversas finalidades, mas quem não gostaria de uma área agradável para socializar, promover a educação das crianças e ficar mais perto da natureza? Duas propostas são interessantes:
Se sua cidade ainda não é verde, seu condomínio pode ser. A adoção de práticas sustentáveis, além de auxiliar na conservação ambiental e aumentar a qualidade de vida para todos os moradores essas propostas trazem uma valorização do imóvel e economia com gastos do dia a dia.
Fonte: E-cycle http://www.ecycle.com.br