Praia Grande13 3473.4284    Mongaguá13 3507.7944 São Paulo 11 2276.8588 / 11 2594.9444

Condomínio indenizará vigilante vítima de assalto simulado pelo chefe

22/02/2018

A 3ª turma do TRT da 4ª região manteve a condenação de um condomínio por simulação de assalto perpetrada pelo superior hierárquico de vigilante.

O fato ocorreu em maio de 2013. Sem avisar ninguém, o chefe do vigilante resolveu simular um assalto armado, fazendo-o como vítima enquanto o vigilante realiza a ronda, à noite, pelo condomínio, à pé e sozinho.

O empregado ficou por mais de uma hora com a arma apontada para sua cabeça pelo “falso assaltante”. Em virtude do fato, ficou muito traumatizado, com medo de ir trabalhar, com impactos em sua autoestima e abalo psicológico perante os colegas de trabalho.

O juiz titular da 30ª vara do Trabalho de Porto Alegre/RS fixou a indenização por danos morais no valor de R$ 10 mil, a ser paga pelo condomínio tomador do serviço. Tanto o vigilante quanto o condomínio interpuseram recurso, sendo parcialmente provido o recurso do reclamante para majorar os honorários advocatícios.

Na análise do recurso, o desembargador Ricardo Carvalho Fraga, relator, destacou que a ocorrência de evento desencadeou no autor a moléstia apontada nos atestados médicos juntados e comprovada na perícia psiquiátrica.

O evento danoso, simulação de assalto por superior hierárquico do autor, deu-se quando o reclamante estava no exercício da função, nas dependências da reclamada, o que autoriza o reconhecimento da responsabilidade da reclamada pelo evento. Cabe ao empregador zelar pela segurança e saúde de seus empregados, propiciando os meios para elidir a nocividade à saúde e o perigo de vida nas atividades da empresa.”

 

Fonte Justiça do Trabalho

O TRT da 4ª região

ARTIGOS RELACIONADOS

“Precisamos de pessoas que promovam soluções”

Saiba mais...

30% dos processos jurídicos que envolvem condomínios estão relacionados a problemas trabalhistas

Saiba mais...

Condomínio ganha na justiça restituição de tarifa de água

Saiba mais...