Praia Grande13 3473.4284    Mongaguá13 3507.7944 São Paulo 11 2276.8588 / 11 2594.9444

Condômino deve indenizar por vazamento durante reforma

31/01/2018

Água atingiu elevadores e causou danos nos equipamentos.

 

        A 34ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve sentença, da 8ª Vara Cível da Capital, que condenou morador a indenizar condomínio por vazamento durante reforma. Ele terá que pagar R$ 21,4 mil pelos danos materiais causados.

        Consta dos autos que um grande volume de água que vazou após rompimento de encanamento no apartamento do morador atingiu o poço dos elevadores e as cabines, causando avarias. Segundo os representantes do condomínio, ao não enviar previamente ao corpo diretivo a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento assinado por engenheiro ou arquiteto, o condômino violou as normas do prédio.

        Para a desembargadora Maria Cristina Zucchi, a sentença deve ser mantida, uma vez que ficou caracterizada a culpa exclusiva do réu no evento danoso. “Em que pesem as alegações do réu, não restam dúvidas de que os danos causados ao condomínio somente ocorreram por imprudência dos seus funcionários do morador que, por falta de cautela, deixaram de tomar os cuidados necessários de escoramento devidos, a fim de proteger o registro de água da cozinha, bem como para evitar a queda das placas de gesso.”

        Participaram do julgamento, que teve votação unânime, os desembargadores Soares Levada e L.G. Costa Wagner.

 

        Apelação nº 1118414-09.2015.8.26.0100

 

        Comunicação Social TJSP – AM (texto) / internet (foto ilustrativa)

        imprensatj@tjsp.jus.br

ARTIGOS RELACIONADOS

7 de abril – Dia Mundial da Saúde

Saiba mais...

Bandidos de uniforme: conheça cuidados para evitar assaltos em condomínios

Saiba mais...

Como é viver em condomínio de contêineres de Porto Alegre

Saiba mais...