Praia Grande13 3473.4284    Mongaguá13 3507.7944 São Paulo 11 2276.8588 / 11 2594.9444

Impermeabilização em apartamentos de cobertura

31/03/2017

Uma das discussões mais comuns que acometem os condomínios acontece quando há uma infiltração na laje da cobertura do condomínio, afetando as unidades do último andar. Em linhas gerais, a manutenção dessa laje é de responsabilidade do condomínio.

Essas infiltrações na laje da cobertura do condomínio podem ocorrer por diversos fatores. Por conta da manutenção da antena coletiva, dos para-raios ou das caixas d’água, danos à impermeabilização da laje podem acabar aparecendo. Uma instalação incorreta de uma antena, por exemplo, já pode afetar o local e, consequentemente, ser a causa de uma infiltração.

O local também sofre mais ações de agentes externos do que os demais. Por conta da exposição constante à raios solares, por exemplo, podem ocorrer dilatações e variações que, por sua vez, podem causar fissuras e trincas. Além disso, a manta asfáltica tem sua vida útil, que normalmente é de cinco anos, o que pode também colaborar para que apareçam infiltrações no local. Sem mencionar que as chuvas podem ocasionar danos ao telhado e também desgastes a essa cobertura que, com o passar do tempo, vai se desgastando.

A melhor forma de evitar o problema é realizar fiscalizações frequentes e manutenções de rotina. Estar sempre presente quando algum prestador de serviços estiver realizando algum serviço na laje também é muito importante para garantir que nenhum problema apareça. Outra dica importante é manter a área sempre limpa, para evitar o entupimento de calhas e ralos, além de se observar regularmente a manutenção do telhado.

E se o problema aparecer, uma nova impermeabilização deve ser realizada na laje, assim como nas telhas – existem diversas formas de impermeabilização de telhas, com o uso de tintas e resinas – e nos rodapés e pisos da cobertura.

Dan Solução weww.dansolucao.com.br

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Técnicas para uma boa assembleia

Saiba mais...

O que fazer quando o condomínio barra animais de estimação

Saiba mais...

O fenômeno dos condomínios horizontais

Saiba mais...