Praia Grande13 3473.4284    Mongaguá13 3507.7944 São Paulo 11 2276.8588 / 11 2594.9444

Novos aplicativos facilitam a comunicação entre os vizinhos

14/09/2017

 

Rose usa app para tratar de assuntos do condomínio

Problemas corriqueiros em condomínios, como equipamentos com problema e reclamações sobre vizinhos, podem causar grandes dores de cabeça, sobretudo quando não há uma boa comunicação entre os condôminos, síndicos e administradores.

Pensando em responder melhor aos moradores, facilitar a gestão, e até mesmo controlar a segurança no condomínio, síndicos adotam novos aplicativos específicos. Essas plataformas podem ser acessadas por todos os moradores e contam com funções como cadastro de visitantes, reserva de salão de festas e solicitação de manutenção.

“Através do app o condômino pode, por exemplo, mandar uma foto de uma lâmpada queimada no corredor ou um elevador quebrado. A solicitação de manutenção vai para o síndico, e todos os moradores podem acompanhar o status do problema”, explica Thiago Porto, analista de sistemas e sócio do app Condomob.

A ideia do aplicativo surgiu quando a empresa de Thiago Porto estava criando um sistema para um condomínio. “Percebemos que algumas funções seriam mais práticas em um aplicativo. Ninguém tem tempo para sentar na frente do computador e relatar um problema no prédio”, conta Porto.

Muitas funcionalidades do app foram sugeridas pelos próprios síndicos que o implantaram em seus condomínios, como o agendamento de manutenções e o registro de visitantes. Outra possibilidade é a criação de assembleias virtuais, onde os condôminos podem discutir pautas e, ao final, realizar uma votação por enquete.

A possibilidade de se comunicar com os condôminos atraiu Rose Cordeiro, que gerencia desde janeiro um condomínio de 320 casas em Camaçari e implantou o Condomob um mês depois. Ela já foi síndica outras vezes e utilizou grupos no WhatsApp para a comunicação: “Nesses grupos eu acabava perdendo muita informação e tinha dificuldade de responder aos moradores”, conta Rose.

Utilizando o aplicativo, ela consegue responder aos problemas relatados com mais rapidez e alcançar um número maior de moradores com seus avisos, já que muitos ainda estão com casas em construção e não vão ao condomínio: “Se não fosse pelo app não teria como informar os moradores de assembleias. Lá eu também sei quantas pessoas leram os avisos”, explica.

Já o síndico Jorge Igor Moreira utiliza o aplicativo Sivirino há cerca de um mês e percebe que o número de relatos de problemas no condomínio aumentou: “Os moradores preferem o app em vez do livro de ocorrências, porque o processo é mais fácil, rápido e não expõe o morador“, explica Jorge.

Para ele, a plataforma facilita na observação das normas do condomínio “O síndico e o administrador não são onipresentes, e o sistema facilita muito nosso trabalho”, conta. A segurança do prédio também está sendo incrementada, com o registro de visitantes e uma ferramenta que permite que o morador solicite a abertura do portão do prédio a distância.

Implantar o Sivirino no prédio exigiu alguns preparativos, como a aquisição de novos computadores para a portaria e o treinamento dos funcionários. “O aplicativo levou um tempo para ficar disponível integralmente, porque precisamos nos modernizar. Algumas funções, como a reserva do salão de festas e o cadastro de visitantes, serão feitas só por ele”, diz Jorge.

O síndico foi apresentado ao Sivirino por Thiago Reis, morador do prédio, professor e um dos sócios do aplicativo, que foi lançado há cerca de dois meses. A iniciativa começou a ser desenvolvida por Erick Sodré, aluno de Reis no curso de sistemas da informação, e contou com a adesão de Thiago e mais dois sócios.

Eles trouxeram sua experiência como moradores ao pensar nas funções do sistema, como a ferramenta que possibilita a conversa entre condôminos. “Funciona como uma rede social. É possível falar com os vizinhos, pedir açúcar para um bolo, uma carona, marcar um café”, diz Reis.

O recurso também cria engajamento para iniciativas coletivas. “No meu prédio alguns moradores dividiram os custos de uma professora de ginástica. O evento fica no mural do app e todos podem se inscrever”, conta.

Autora: Gabriela Medrado
*Sob supervisão da editora Cassandra Barteló
Fonte: http://www.atarde.uol.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Condomínio indenizará vigilante vítima de assalto simulado pelo chefe

Saiba mais...

Chuva expõe problemas do prédio que poderiam ser evitados.

Saiba mais...

Multas de condomínio podem custar até cinco vezes o valor da taxa mensal

Saiba mais...